EBP 2009 - Tendências

O que há de novo em um evento de publicitários bloqueiros? Na realidade, a novidade é conseguir juntar esse povo para discutir suas idéias fora das redes sociais. O encontro confirmou uma realidade do mercado cada vez mais próxima dos profissionais de comunicação. A união do online e offline e o movimento de "desaprender", necessário para se compreender esse mundo complexo da propaganda atual.

Hoje a internet é capaz de fornecer todo tipo de informação e depende do profissional utilizar essa informação de forma coerente tanto para uma campanha como para localizar onde o seu público estará inserido. Achar o target não é mais uma análise analógica, uma vez que os público interagem entre os meios e se trabalhar campanhas unilaterais é desperdiçar oportunidades de dinamizar custos e criar mais do que que resultados de vendas. Há, então, uma busca por novidade, transformando campanhas em experiências pessoais e interativas.

Neste cenário, o blogueiro se faz um importante canal, sendo um distribuidor de informações capaz de interagir com as campanhas e produtos incluindo nelas suas formas de ver o mundo.

Portanto, existem novas formas de se fazer publicidade, com possibilidades ainda pouco exploradas pelas agências, algumas vezes por resistência do cliente, preso em uma forma quadrada de planejamento de marketing, ou das agências não preparadas para enfrentar essas mudanças.

Mas não tem mais como fugir. A realidade está lá fora assim como a gripe suína. Para não ver só se escondendo em casa e vestindo uma máscara para o mercado.

A internet não é mais novidade e está aí para incrementar o mundinho da publicidade, jogando no mercado profissionais antenados e com visões diferentes da atual forma de se fazer publicidade.

É aproveitar o momento favorável e se jogar na web 2.0.

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