O cometa azul

Para apreciação :)
_____________________________________________

Rita e Caio eram colegas de escola, amigos desde a infância e vizinhos. Rita era uma garota muito bonita, tinha estatura média, pele bem clara, olhos de um castanho claro, quase mel, e longos cabelos castanhos, sua pele era inteira sardenta, o que dava a ela uma feição "teimosa". Caio era descendente de índios, com pele morena, puxada para o avermelhado, olhos vivos quase pretos, nariz delicado e pequeno e cabelos lisos negros.

Rita sempre foi a mais avoada, sonhadora e tinha dificuldade na escola, já Caio era capaz de acertar tudo em todas as matérias, mas morria de medo de chegar nas pessoas, principalmente em uma "tal" amiga de infância.

Na formatura do colegial, Caio que estava indo embora para estudar em outro estado, resolveu dar um anel de presente para Rita. Como sempre foi tímido, após quase todos irem embora da festa, ele se aproximou dela, colocou o anel em seu dedo, beijou-a e sumiu. Rita ficou sem palavras. E os anos se passaram, sem uma notícia de Caio.

Rita se formou em história e foi fazer seu mestrado na Europa, especializando-se em história asteca e maia. Largou família, amigos e um pretendente a marido, que não quis esperar pela conclusão do curso.

Chegando ao aeroporto de Londres, sozinha e perdida, ao olhar o rapaz com a placa "Srta. Rita" ela se espanta ao perceber que se tratava de Caio.

Voltaram conversando no caminho. Caio se formou na faculdade de Física e recebeu uma bolsa para continuar os estudos na Alemanha. Estava em Londres para um congresso e quando soube que Rita estaria lá, se prontificou a ajudá-la em sua estadia. Caio estava com um projeto sobre a observação de um cometa, que só é visto da Terra a cada 4000 anos e que iria, no próximo mês ser visto somente no céu da América do sul, especificadamente da Colômbia.

Caio a deixou no hotel e combinaram de a noite sair para conhecer alguns "pubs" londrinos. Rita chegou ao seu quarto, deitou-se na "kingbed" e descansou. Que maravilhoso, encontrar Caio lá, depois de tanto anos. Pelo menos teria companhia, pensou ela. Tomou um longo banho, colocou uma bonita roupa e foi esperar Caio na frente do Hotel. Resolveram ir ao Pub "HalfMoon", assistiram a um excelente show de rock e voltaram muito bêbados para o Hotel. Conversaram sobre a vida depois do colégio, dos amores passados e tudo mais. No caminho, Caio a abraçou e disse-lhe que sentia muita a sua falta e a viu usando o anel que ele lhe dera no dia da formatura. Rita disse que o usava desde então, pois sentia que o mesmo a protegia. Caio a beijou, dizendo-lhe que desde aquele último beijo nunca mais pensou em mais ninguém e naquela noite dormiram juntos.

Ao acordar, Caio lhe contou como que era esse projeto que estava envolvido. Haviam descoberto um imenso cometa, que passaria raspando por Júpiter e pelos cálculos dos físicos, este só seria visto novamente em 3888 anos. Ele perguntou se ela gostaria de ir com ele para a Colômbia nas próximas semanas, onde o observatório móvel seria montado. Ela topou, afinal, seria mais uma chance de estudar de perto as ruínas que a levaram a se apaixonar por História.

Viveram um intenso mês em Londres, entre os livros de Física e História. No congresso, Rita verificou que a área de observação do cometa ficava próxima a um templo antigo, que os historiadores consideravam sagrado por suas tumbas.

Na data prevista embarcaram para a Colômbia e quando chegaram á cidade de Bogotá com destino ao acampamento próximo á cordilheira Oriental, um dos guias começou a brigar com uma outra pessoa, tentando a convencer do retorno dos Chibchas com a passagem de uma bola de fogo pelo céu. Quando ouviram isto, ambos se interessaram pelo assunto e trataram de contratar o guia para ajudá-los durante estes dias.

Rita e Caio estavam ansiosos para chegar ao acampamento. Juan guia-os pelo rio Magdalena e durante o trajeto, contou-lhe uma história que era passada de pai para filho desde o começo de sua família.

Os Chibchas habitavam a região próxima à Bogotá antes da invasão dos espanhóis, quando souberam que seria dizimados, resolveram esconder um de seus maiores tesouros, uma espécie de mapa astral, que possibilitava aquele que o possuísse saber a localização de todas as estrelas do universo. O sumo-sacerdote ao ter a visão do extermínio de seu povo, pediu para seu mais fiel servo o matar e colocar o pequeno artefato dentro de si, e preencher seu corpo de ouro, mergulhando-o na lagoa de Guatavita para que ninguém pudesse achá-lo.

Os anos se passaram, os espanhóis destruíram a cidade, mataram todos os cidadãos e roubaram todas as riquezas. No fundo do lago, ficou o corpo do sumo-sacerdote, onde fora construído um templo para honrá-lo por sua coragem e sabedoria. Porém ninguém ficou sabendo, apenas aqueles que tinham o sangue dos Chibchas. Com o tempo, os poucos que ouviram falar da história a consideravam uma lenda, mas Juan, que era sedento por dinheiro sabia que a história era verdadeira e que essa era a oportunidade de sair do submundo de Bogotá.

Ao chegar ao acampamento, Rita fez algumas pesquisas sobre o assunto e chegaram a conclusão de que era possível que a mesma fosse verdade. Afinal, não tinham nada a perder. Pediram a Juan para ter discrição e que iriam ajudá-lo. No dia seguinte, Juan apareceu no acampamento com mais dois rapazes que iriam acompanha-los na busca pela lagoa. Foram 2 dias de caminhada pela mata, até que encontraram uma pequena vila que falava o idioma ameríndio antigo. Lá tiveram abrigo e comida para continuar a jornada.

Caio estava preocupado, porque faltavam apenas 3 dias para a passagem do cometa, e mesmo indo atrás de "um mapa astral" ele não queria perder a sua passagem. Juan disse-lhe que teriam que acampar ao redor da lagoa, pois no momento da passagem do cometa, eles teriam um sinal no lago, que iria mostrar a localização do templo submerso.

Perderam-se na mata, porém o maior problema desta viagem foi a febre que pegou Rita desprevenida. Caio e Juan perderam um dia na mata procurando uma "erva medicinal" que era possível curar a doença. Restabelecida e a um dia da passagem do cometa, todos ficaram na beira da lagoa. Caio montou sua estrutura móvel para a observação e conforme seus cálculos o cometa passaria exatamente ás 08:08 PM. No horário exato, viram o céu ser riscado por uma chama azulada e longa que resplandecia na lagoa. Do fundo da água, surgiam bolhas e uma forte luz azulada. Com equipamentos de mergulho noturno, preparam-se para descer. Não muito distante, cerca de quinze metros de profundidade, viram o pequeno templo que reluzia em dourado e azul no fundo da água. Passaram por um canal e entraram em uma câmara que para a surpresa de todos possuía oxigênio. Ar que não era respirado a pelo menos 600 anos. Ao chegar à sala principal, viram um tumba coberta de crisocola, uma pedra preciosa azulada, que reluzia junto ao ouro do sarcófago. Porém não conseguiam abrir a tumba. Mesmo com todos se esforçando para isto. Foi neste momento que Caio notou algo que pareciam números na parte superior do sarcófago. Utilizando os números como que numa equação, ele percebeu que o resultado era 0808. Com os números, movidos ao redor do sarcófago, como numa chave, conseguiram abrir a tumba. Lá estava o corpo do sumo-sacerdote, em ouro maciço, com uma grande bola de crisocola em seu peito. Ao tentar tirar a pedra de seu peito, sentiram todo o templo estremecer e encher-se da água. Caio então pegou a pedra e jogou-a no chão. De lá, um pequeno artefato, similar a um binóculo, em ouro e cristais saiu. Quando Caio olhou pela lente do aparelho, era como se de repente seus olhos estivessem no mais potente de todos os telescópios existentes no mundo. Todas as constelações, todos os planetas e galáxias estavam ali, na sua frente, como se fosse possível tocá-las.

Juan não queria o artefato, queria todo aquele outro e pedras, tentou colocar tudo que era possível em uma bolsa, mas na volta para a superfície afundou junto com a sua cobiça nas águas da lagoa.

Caio e Rita apareceram na água, não havia ninguém para orientá-los na sua volta para o acampamento. O restante dos estudiosos, ao descobrir a falta de Caio no momento da passagem do cometa, decidiram montar uma busca para localizá-los nas proximidades. Após 8 horas perdidos na mata, foram localizados e salvos.

O mapa foi levado à Londres, onde ainda é estudado e é base de estudo para toda a raça humana sobre sua utilidade. Porém, ninguém ainda é capaz de entendê-lo completamente. Sobre Rita e Caio, eles se casaram, tiveram uma linda filha chamada Crisocola.

E sobre a quantidade de números 8 na história? Este número até hoje é o símbolo do infinito e da busca eterna pelo desconhecido.


0 Comentario "O cometa azul"