Qual é a dos vampiros?

Estamos na onda "Vampírica". Além de Crepúsculo, temos True Blood, Vampire Diaries, House of Night e tantos outros livros que retratam essa lenda antiga e sedutora.

Mas qual é a dos vampiros afinal?

A história dos vampiros é quase tão antiga como a própria humanidade, há vestígios dela na Europa antiga, Oriente e até na Mesopotâmia. Existiram algumas lendas que falam que tudo começou com Lilith, que seria a primeira mulher de Adão, e que se rebelou contra a supremacia dos sexos, sendo até retradada como a cobra que deu o fruto proibido para Eva. Pela lenda, Lilith foi embora do paraíso, casando-se com um demônio e tendo filhos que se alimentavam de sangue. Os machos eram os Incubus e as mulheres as Sucubus. Esses seriam os primeiros vampiros. Diziam que os filhos de Lilith eram sedutores e cruéis e que dominavam suas presas sugando sua energia através do ato sexual.

Na modernidade os vampiros apareceram como o Drácula de Bram Stoker, o Nosferatu do expressionismo alemão e Lestat de Anne Rice entre outros. Até aí todos conservavam mais ou menos as mesmas características: bebiam sangue, dormiam em caixões, pegavam fogo na luz do dia e eram sedutores.

Porém nos últimos anos surgiram vampiros diferentes, como a Princesa Miyu, que caçava espíritos malignos e só bebia o sangue daqueles que a autorizavam. Tivemos a Buffy (que se apaixonou por um vampiro), o vampiro super sexy e bonzinho Angel e daí para frente foi uma papagaiada só, com direito a Edward Cullen e Bill Compton entre outros.

Então porque o assunto está tão em voga hoje em dia?

Minha opinião é que os vampiros remetem ao desejo, ao mistério, sensualidade e ao medo. Coisas que com a banalização geral não se vê mais. As adolescentes ficam loucas com um cara que as trata como damas do sec. XVIII e os homens ficam abismados como que um comportamento sincero e romântico pode conquistar mais mulheres que um topete e Iphone.

Infelizmente hoje tudo é fácil, rápido e superficial. E os vampiros estão aí para trazer um pouco de misticismo e romance para as atuais gerações alienadas pela mídia.

Então aproveitem a onda e cuidado com o pescoço.






2 Comentarios

Kati Zanatta disse...

Acho que o X da questão é bem esse, Carol! As coisas estão tão à vista, que o mistério seduz mais! E também acho que hoje em dia se desfazem relacionamentos por coisas tão banais, que esperar uma eternidade pelo amor verdadeiro pode ser extremamente encantador. Eu, particularmente, adoro os vampiros. os bonzinhos e os nem tanto... rs.

______________________ disse...

Vampcat